pydev: python rodando no eclipse 3.4 – Ubuntu 8.04

nesta última terça-feira comecei a estudar programação de verdade: seu colega me passou uma apostila introdutória sobre lógica de programação e um linque com exercícios de python.

pra início de conversa, instalei o eclipse, uma IDE (‘ambiente de desenvolvimento integrado’, no bom e velho português)  pra desenvolvimento em plataforma Java. Visitei o site e vi que lá tem uma versão mais atual do que a disponível no apt-get. baixei, desempacotei, procurei um makefile e me desesperei porque não achei perguntei: ‘e agora, José?’

Cel explicou o que acontece com o eclipse: ele não é instalado. na verdade, ele se integra a uma máquina virtual, responsável por carregar e executar todos os aplicativos Java, e não a um sistema operacional, como acontece com outros programas. essa máquina virtual (JVM) interpreta os chamados bytecodes, uma forma intermediária de código que pode ser executada em qualquer plataforma.

meio confuso, né? bom, como diz o ditado popular, uma imagem vale mais do que mil palavras:

tá, mas como eu faço pra não-instalar e usar o eclipse na minha máquina?

depois de baixar, desempacotei:

tar xvzf eclipse-SDK-3.4.1-linux-gtk.tar.gz

e precisei redirecionar o executável do eclipse pro menu. foi simples! abri o terminal e digitei “alacarte” para abrir o Menu Principal, escolhi a aba “programação” para o programa (mas pode ser em qualquer outra), cliquei em “Novo item”, nomeei “eclipse”, selecionei o executável que estava dentro da pasta do eclipse e coloquei o caminho em “Comando”. é possível adicionar o ícone também! baixei o .svg, salvei e redirecionei. dei “Ok” e voilá!

agora vamos conigurá-lo pro python usando o plugin Pydev!

abri o eclipse, fuiem Help > Software updates. na aba “Avaliable software”, cliquei em “Add Site” e digitei o endereço do Pydev (http://pydev.sourceforge.net/updates/), cliquei em “Ok” e esperei o linque ser carregado. ATENÇÃO: na parte inferior, deixe o primeiro checkbox (“Show only the latest versions of available software“) marcado, enquanto o segundo (“Include items that have already been installed”), deve estar desmarcado. depois marquei os checkboxs “Pydev” e “Pydev Optional Extensions”, dentro de “http://pydev.sourceforge.net/updates/”.cliquei em “Install”, em seguida, em “Next”, aceitei a licença e finalizei o processo.

após o fim da instalação, o plugin Pydev deve ser ativado. para isso, fui em Window > Open Perspective > Other e lá selecionei “Pydev”. para abrir um arquivo .py, cliquei  em File > New > Project e selecionei o Pydev e “Next”. escolhi um nome e o tipo do projeto, que depende do python instalado na máquina.

Anúncios

Um comentário sobre “pydev: python rodando no eclipse 3.4 – Ubuntu 8.04

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s