relato da vigília do Fórum de Mulheres de Pernambuco – 25 de novembro

No último dia 25, terça-feira, o Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) realizou uma série de atividades para marcar o Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres no centro do Recife. A Praça da Independência, também conhecida como Pracinha do Diário, foi palco de uma audiência pública, da famosa vigília contra a violência e de uma exposição de artigos artesanais.

Por volta das 15:30h, as entidades que compõem o Fórum de Mulheres discursaram sobre o tema e conduziram uma audiência na qual apenas a representante da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura do Recife, Juliana Cesar, compareceu. As outras entidades convocadas – o Ministério Público de Pernambuco, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Secretaria Estadual da Mulher, a Coordenadoria da Mulher de Olinda e a Delegacia da Mulher – foram substituídas por integrantes do grupo teatral Loucas de Pedra Lilás que seguravam interrogações em sinal de protesto. Sempre que uma pergunta era direcionada a alguma entidade faltosa, a resposta era a mesma: “não veio”.

Após o fim da audiência, o varal de pipas carregado com os nomes das 268 mulheres assassinadas seguiu em caminhada até o Palácio do Governo. Como a equipe de segurança tentou barrar a passagem, os manifestantes não se deixaram calar. Ao som de frases como “por mim, por nós e pelas outras”, a multidão abriu caminho e partiu para a próxima parada: o Tribunal de Justiça. Em frente ao prédio, foram lidos os nomes – um por um, seguidos de pedidos de justiça -, reivindicadas as melhorias e depositadas as pipas para que o poder público lembre-se de trazer as políticas públicas para a vida das mulheres.

seguem algumas fotos:

aborto

taciana

blusa-vigilia4

horizonte

homens-pelo-fim-da-violencia

nem-com-flor

interrogacao

audiencia-publica2

pipas

justica

pipascaminhada

pipas-portao

Anúncios

Um comentário sobre “relato da vigília do Fórum de Mulheres de Pernambuco – 25 de novembro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s