blogagem coletiva sobre Ada Lovelace, 24 de março

ada

o Dia de Ada Lovelace é um dia internacional de blogagem coletiva para chamar atenção as mulheres que se destacaram na tecnologia. a maior parte da contribuição feminina passa constantemente desapercebida, suas inovações raramente são mencionadas. a intenção da comemoração é que você conte ao mundo sobre essas heroínas: inovadoras, empresárias, administradoras de sistemas, designers, desenvolvedoras de jogos, especialistas em hardware, jornalistas tech, consultoras tech: a lista de carreiras não acaba.

quero participar!

tudo que você precisa fazer é prometer (vale a pena ver as promessas brasileiras do sistema!), escolher sua heroína e publicar um post a qualquer hora do dia 24 de março de 2009, terça-feira. não importa se o seu blog é novo ou antigo, ou sua língua, ou sobre o que você escreve, todos estão convidados! para reunir tudo sobre a data, é só usar estas tags:

delicious, technorati: AdaLovelaceDay09

tuíter, identi.ca: #ald09

fique por dentro!

há uma conta no tuíter, uma lista, sinta-se livre para seguir, subscrever e adicionar ao seu leitor RSS, como você desejar.

quem foi Ada Lovelace?

Ada Lovelace é considerada a primeira programadora de toda a história. filha legítima do poeta Lord Byron, nasceu em 10 de dezembro de 1815 e viveu uma vida modelo para as senhoras da corte inglesa do começo do século XIX. casada aos 20 anos, assumiu o nome do marido e o título de condessa tornando-se a Condessa de Lovelace, a Sra. Augusta Ada King. e com o nome de Ada Lovelace entrou para a história como a primeira mulher programadora. durante um perído de 9 meses entre os anos de 1842 e 1843, criou um algoritmo para o cálculo da sequência de Bernoulli usando a máquina analítica de Charles Babbage. Ada foi uma das poucas pessoas que realmente entendeu os conceitos envolvidos no projeto de Babbage e durante o processo de tradução de um paper italiano sobre o projeto de Babagge incluíu algumas notas de tradução que constituem o primeiro programa escrito na história da humanidade. em 1980, o Departamento de Defesa dos EUA homenageou Ada ao registrar a linguagem de programação Ada, que é baseada em PASCAL. Ada faleceu aos 36 anos, de câncer no útero, deixando dois filhos e uma filha. em 1953, quase cem anos depois da sua morte, a máquina analítica de Babbage foi redescoberta e seu projeto juntamente com as notas de Ada entraram para história como o primeiro computador e software, respectivamente.

[fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace]

falando nisso…

meninas, querem ganhar um poster da Ada Lovelace? a revista Inkling está promovendo um concurso que será julgado por Annalee Newitz e Charlie Anders, editores do livro “She´s such a geek! Women Write About Science, Technology, and Other Nerdy Stuff”. para participar é só enviar uma foto provando que são nerds de verdade. :)

outras mulheres:

  • Donna Haraway: escreveu o manifesto que marca as fronteiras e cruzamentos entre corpo e máquina;
  • Sadie Plant: diretora da “Cybernetic Culture Research Unit” Universidade de Warwick/UK e autora do livro “Zeros + Ones : Digital Women + the New Technoculture” em que descreve a internet e outras tecnologias como essencialmente femininas. também escreveu o  “Manifiesto de la Zorra Mutante”;
  • Sarah Flannery: em 1999, ela tinha 16 anos quando recebeu o prêmio “Jovem Cientista do Ano”, na Irlanda, pelo seu trabalho sobre criptografia na Internet. atualmente, estuda na Universidade de Cambridge/EUA.
  • Grace Hooper: analista de sistemas da marinha americana nas décadas de 40 e 50. ela criou a linguagem de programação FLOW-MATIC, que serviu como base para a criação do COBOL.
  • VNS Matrix: grupo que escreveu o manifesto ciberfeminista para o século XXI
  • Jude Milhon: a “santa padroeira” dos hackers. foi uma conceituada programadora de Sistemas de Informação. “as garotas precisam de modems”, disparou ela numa entrevista concedida em fevereiro de 1995 à revista Wired. faleceu em 2003.

sticker_girls_need_modems

fonte: http://wakka.midiatatica.info/wikka.php?wakka=PioneirasTecnologia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s